Linux Tech Hacks

Your Linux tech hacks and Tips

Aplicativos em modo texto

 Ia escrever um artigo sobre Squid desta vez, mas com o intuito de ajudar um amigo a rodar arquivos de áudio em modo texto, assim que acabei de ensiná-lo, escrevi esse artigo.
 Vamos utilizar o mog123. Primeiro, instale-o:





 Depois é só rodar o áudio:


 Um teste rápido que fiz, só foi possível rodar mp3. já com o mplayer que também é ótimo para executar tanto áudio como vídeo e de uso bem fácil, consegui executar audios no formato mp3,wav,wma,ogg e flac sem problemas; vídeo eu rodei avi,mp4,ogv em mkv.
Para executar o mplayer, basta digitar o comando "mplayer nome do video ou do audio":


 Esse vídeo está sendo executado por ele, mas se você não tiver interface gráfica, é possível rodar fazendo o mesmo porem não terá cores:



 Ele pode ser rodado em tela cheia digitando "mplayer -fs nome do video" ou enquanto o vídeo roda, tecle f (com o sentido de full screen, tela cheia em inglês):





 Também é possível ter browser em modo texto como o links ou o lynx (ambos se leem links), essa é a página do kernel exibida pelo firefox:


 Essa é a página do kernel exibida pelo terminal com o lynks (basta digitar "links nome da página"):


 Até fiz download de kernel cadidato a lançamento só para mostrar que é possível fazer o mesmo que um browser com GUI (interface gráfica):



 E francamente, prefiro fazer download via texto; é bem mais rápido tanto o acesso quanto o download:

Se notarem, em menos de dois minutos já tinha mais de 20MB concluído.

Agora essa é a pagina do kernel sendo acessada pelo lynx:


 Bom, espero ter ajudado, apesar que rodar musicas em um servidor não não ser muito útil, mas foi para simplesmente mostrar que é possível executar arquivos e programas sem a necessidade de interface gráfica (até mesmo MSN kkkkk). Lógico que há aplicações que começam a dificultar a história se caso vcoê quiser rodá-las, como é o caso do compiz. Aí também já é querer demais né. rsrrs













Obs.: Os testes feitos aqui foram realizados com a interface gráfica por que o meu monitor não é bom para ser fotografado em modo texto se eu assim o fizesse. Tudo o que aqui fiz são realmente para serem utilizados caso não haja a interface gráfica. A utilização desses aplicativos é de responsabilidade individual.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Parabens pela matéria rapaz... vc esta mandando bem...
    Me deu até saudade da época que eu usava tudo em modo texto...
    Mas 5 segundos depois passou a saudade e eu voltei a realidade bela e agradavel do modo grafico.. hahaha
    att,

    Junior Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Tá aí a coisa boa de ser macaco veio. Ainda chego lá rsrrsrs

    ResponderExcluir

Siga-nos