Google Disse Red Hat Enterprise Linux 6 Está Obsoleto [Updated]
Posted by Swapnil Bhartiya 11Feb2013
Google, uma das companhias lideres em open source e Linux, declarou Red Hat's RHEL 6 como obsoleta. Jan Wildeboer, um Red Hat evangelista, descobriu que Google Chrome não será mais atualizado no RHEL 6.O Google exibiu uma notificação que diz, "Google Chrome não estará mais atualizado por que seu sistema operacional é obsoleto "
O RHEL 6 foi lançado no final de 2010; a próxima versão do RHEL, versão 7, será lançado esse ano. Então os usuários da ultima versão do RHEL não conseguem utilizar mais o Google Chrome.
Wildeboer escreve em sua página do Google+ :
Por que o Google coloca os usuários do (ao menos) Red Hat Enterprise Linux 6 em risco ao parar as atualizações para o Chrome? Enquanto continuam mantendo suporte o suporte ao Windows XP?
É surpreendente como, mesmo que o Windowx XP que está alcançando o fim da vida tem bom suporte ao Google e distribuições GNU/Linux como Ubuntu 10.04 tem bom suporte.
Wildeboer mais tarde escreve:
nós lançamos novas versões estáveis do RHEL a cada 2-3 anos. A estabilidade da API/ABI é o que diferencia das distroscomunidade. Clientes precisam de termo de estabilidade (long term stability). O Google sabe (e utiliza) disso internamente. Ao cortar o suporte dasdistribuições enterprise eles simplesmente me dizem para me mudar para outro lugar. Isso não é uma coisa encorajadora.
Nós alcançamos o Google e esperamos a resposta deles.
Por que o RHEL 6 não está recebendo atualizações?
O que eu aprendi das minhas fontes é que o Chrome, como nós bem sabemos, é baseado no Chromium e a comunidade por trás do Chromium gostaria de usar os novos recursos da linguagem C++ (i.e., C++11 - muitos estão migrando para isso) por segurança e por ser mais fácil de manter. Mas suportar C++11 significar adotar uma nova corrente de ferramentas e atualizar para o GCC 4.6.
Então isso recai ao fato de que todas as versões do sistema operacional que utilizam as antigas bibliotecas C++, tal qual algumas distribuições Linux incluindo o RHEL 6, não irão por essa rasão ter suporte depois do Chrome 26.
Essa é uma das rasões que WildeBoer viu que as notificações de atualização, em tais distribuições que vem com as bibliotecas C++ antigas tal qual RHEL, o Chrome continuará funcionando mas não serão mais atualizadas depois da versão 26. Então o Google começou a notificar os usuários no canal de desenvolvimento (o Chrome 26 estável está muitos meses fora) nesses sistemas que depois do Chrome versão 26 não terão mais suporte ao sistema.
A companhia, como eu aprendi das minhas fonte, está a vontade para trabalhar com suporte estendido ao Red Hat se possível.
Fonte: http://www.muktware.com/5203/google-says-red-hat-enterprise-linux-6-obsolete?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+muktware%2Ffeeds+%28Muktware+Feeds%29
Essa briga de egos entre empresas, mais atrapalha do que ajuda. A google parece uma criança brigando sobre a política da distro RedHat, cada distro tem suas particularidades, assim como Debian, ambas são estáveis, então que ela disponibilize o chrome, e que a RedHat mantenha o pacote, como é no Chromiun.
ResponderExcluir